Blog Qualinvest

Passageiro, o maior bem de uma Empresa de Ônibus

Em um país onde as rodovias são o principal meio de transporte, deve-se considerar que os passageiros de ônibus mereçam total atenção dos envolvidos neste setor. Além das empresas atuantes no Brasil se preocuparem em oferecer transporte urbano, intermunicipal e interestadual de qualidade, é essencial que prezem pela segurança dos milhões de usuários que se deslocam por meio delas. Afinal, o passageiro é o bem maior de uma empresa de ônibus. 

Segundo dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), em 2016, o transporte urbano no Brasil operou com uma frota de ônibus de 107 mil, transportando 34,4 milhões de passageiros por dia. O levantamento mostrou ainda que 86,3% do transporte público coletivo é feito por ônibus. Já a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que regulamenta, supervisiona e fiscaliza as categorias rodoviárias e semiurbanas, revela que quase 150 milhões de passageiros viajaram de ônibus pelo Brasil só em 2015.

Levando a imensidão desses dados em consideração, é importante ressaltar que quanto maior a frota ou o número de passageiros transportados, maior também são os riscos de acidentes acontecerem. Portanto, uma boa cobertura de seguro é de suma importância, pois, por mais que sejam tomados os devidos cuidados, sempre existe a possibilidade de acontecer um sinistro com um ônibus de sua frota

Além de chegar ao destino desejado, os passageiros precisam ter certeza de que esse serviço essencial de deslocamento oferece boa infraestrutura, além de estar totalmente regulamentado, sob fiscalização e controle, e principalmente que tenha a assistência de um seguro de confiança, para que a sua escolha proporcione segurança e eficiência durante a viagem, e evite possíveis dores de cabeça. 

Assim, tanto para serviços de transporte diário urbano como eventuais viagens intermunicipais e/ou interestaduais , é essencial que as empresas ofereçam um seguro de Responsabilidade Civil para Ônibus (RCO) eficiente, que atenda acidentes ou danos envolvendo passageiros ou terceiros, e proteja também seus bens. Os riscos e prejuízos que as companhias de ônibus estão sujeitas quando não têm contratado o seguro RCO são incalculáveis, tanto na parte financeira, quanto na imagem perante a sociedade que utiliza de seus serviços.

A Qualinvest Corretora de Seguros se destaca no setor de seguros e oferece excelentes propostas para empresas de ônibus. Conheça alguns dos nossos diferenciais:

1.  Nossos seguros de Responsabilidade Civil para Ônibus (RCO) cobrem danos causados a passageiros e terceiros envolvidos em sinistros. A modalidade se responsabiliza por danos corporais, materiais e morais, possibilitando a inclusão de valores adicionais, de acordo com as exigências de cada região do país ou com as necessidades de cada empresa.

2. Contamos com profissionais experientes, que prestam serviço diferenciado, desde a assinatura do contrato até a gestão dos sinistros. 

3.  Trabalhamos para cuidar de toda a burocracia do seguro, com rapidez e eficiência, sem interromper a rotina de trabalho da empresa cliente. 

4.  Disponibilizamos posto de atendimento exclusivo dentro das garagens, nas viações com grandes frotas.

5.  Há 11 anos, o PRAT – Programa de Redução de Acidentes de Trânsito, criado exclusivamente pela Qualinvest, garante às empresas de transporte de passageiros qualidade, conforto e segurança durante as viagens. O projeto conta com uma série de ferramentas que buscam reduzir e gerir os sinistros envolvendo frotas de ônibus. Entre elas, palestras dinâmicas técnicas e motivacionais para os condutores, líderes de linha, reuniões periódicas com os departamentos jurídicos e operacionais, debates, orientações e relatórios de sinistralidade apresentados através de dashboards interativos de acordo com a característica de cada cliente.