Blog Qualinvest

Transporte escolar: pequenos passageiros, enormes responsabilidades

Manter a prática escolar saudável é fundamental para o crescimento de qualquer criança e o trajeto para chegar em segurança até a sala de aula está incluso nessa rotina diária. Com horários de trabalho cada vez mais agitados, muitos pais se vêem impossibilitados de acompanhar seus filhos até a escola e optam por contratar serviços de transporte. As empresas que estão nesse ramo precisam ter muito zelo ao cuidar desses pequenos passageiros, que são o futuro do nosso país.

Hoje possuímos leis bem rígidas para o transporte de passageiros. O Código de trânsito brasileiro é claro em suas regras e os pais devem ficar atentos aos pontos que tornam uma van escolar segura para a condução de seus filhos. Os itens básicos para observar nos veículos são:
• Exibir a faixa “escolar” em toda a extensão da van;
• Possuir medidor de velocidade;
• Possuir assentos em perfeitas condições, e claro, todos com cintos de segurança;
• Sempre respeitar o limite máximo de passageiros autorizado pelo DETRAN.

Segundo informações do último Censo de Educação Básica, existem aproximadamente 50,5 milhões de matriculados na rede de ensino do Brasil e desse número 800 mil utilizam vans para chegarem até o ambiente escolar. Analisando os dados, notamos um mercado favorável para as empresas que trabalham com o transporte de alunos, porém, para ter sucesso nesse ramo é essencial ter em mente que fazer a condução de crianças é diferente da condução de adultos, pois o profissional do volante está transportando a coisa mais preciosa que qualquer pessoa pode ter: o filho.

Logo, para oferecer um bom transporte escolar é necessário antes de mais nada ter muita responsabilidade. O prestador desse serviço deve ficar atento às manutenções periódicas de sua frota de veículos, assim como estar em dia com os cursos necessários para conduzir pequenos passageiros. É muito importante que todos os motoristas estejam acompanhados de monitores para ajudar as crianças nos embarques e nos desembarques, proporcionando maior segurança a todos.

Para passar mais confiança aos pais que procuram esse tipo de serviço e também para ter mais sossego quanto aos riscos que podem acontecer, é fundamental que a empresa que está no ramo de transporte escolar tenha um seguro que possa lhe prestar assistência. A contratação de seguros específicos para a sua categoria de transporte, como Responsabilidade Civil para Ônibus (RCO), pode garantir maior conforto para os seus passageiros, que viajarão tranquilamente enquanto estiverem dentro de seus veículos.

Cada cidade possui uma legislação própria para os transportes escolares, e mesmo que não seja necessário legalmente ter um seguro possuir essa assistência para realizar os seus serviços é sem dúvida um grande diferencial para quem está entrando no mercado agora, ou para quem precisa se destacar. A Qualinvest Corretora de Seguros oferece ótimas de seguros para empresas de transporte de passageiros. É possível garantir maior proteção a sua frota – com reposição de peças, conserto e assistência técnica aos veículos contratados – e também dar mais segurança ao grupo que está sendo transportado através de um seguro de vida. Garanta o cuidado de todos e destaque-se no transporte de crianças.

Se quiser saber mais sobre os nossos produtos e serviços, entre em contato conosco.